A ABB Eletrificação celebra meio século de operações de sua fábrica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com forte expansão da capacidade produtiva nos últimos anos e investimentos de novas linhas em 2025.
Com o desenvolvimento de novas linhas, a capacidade produtiva passou assim de 9 milhões de polos anualmente para 13,5 milhões de polos nos últimos cinco anos. No período, o volume de produção de disjuntores dedicado ao mercado brasileiro e externo cresceu mais de 30%. Atualmente, a fábrica exporta 98% da produção para mercados os Estados Unidos, outros países da América do Norte e Ásia.
Os aportes em 2025 da ABB na fábrica de Contagem, especializada na produção de disjuntores, giram em torno de R$ 5,9 milhões de investimentos em novas linhas produtivas, incluindo interruptores diferenciais residuais (EMCB), com cerca de 500 colaboradores na unidade.
“A expansão da capacidade produtiva permitirá a ABB Eletrificação atender a essa crescente demanda global em base a uma excelência operacional, bem como focados na sustentabilidade ambiental. Além disso, esse investimento fortalece a abertura de novos postos de trabalho, visando construir um futuro mais sustentável e inovador, tanto para o Brasil quanto para o mundo”, afirma o Vice-Presidente Comercial da ABB Eletrificação no Brasil, Marcelo Vilela.
O marco de 50 anos da unidade foi celebrado com a visita do presidente global da ABB Eletrificação, Giampiero Frisio, ressaltando a relevância das operações brasileiras para a estratégia global da companhia.
“A unidade de Contagem desempenha um papel essencial para os planos de crescimento e inovação da ABB. Os recentes investimentos reforçam portanto nosso compromisso com a eletrificação sustentável e com o fornecimento de soluções eficientes para um mercado global em rápida transformação. Queremos continuar impulsionando a digitalização e a eficiência energética, garantindo que as nossas operações no Brasil sejam referência em tecnologia e sustentabilidade”, destaca Frisio.

Sustentabilidade e inovação no centro das operações
A unidade faz parte do programa ABB Mission to Zero que apoia o compromisso da empresa de reduzir as emissões de GEE do Escopo 1 e do Escopo 2 em 100% até 2050. Conduzido por equipes locais, o site se concentra em melhorar a eficiência por meio da geração, gerenciamento e armazenamento de energia usando as tecnologias inovadoras da ABB e a integração de terceiros.
A economia é resultado da implementação de iniciativas de sustentabilidade, incluindo a instalação de painéis solares, aquecedores solares de água, lâmpadas e claraboias de LED, assim como inversores de frequência. A unidade também implantou o ABB Ability Energy Manager para medição, controle e otimização do consumo de energia. Essas ações resultaram assim em uma economia anual de energia de 530 MWh e uma redução de 160 toneladas nas emissões de CO2e em sua fábrica, em Minas Gerais.
“Nosso objetivo foi transformar a unidade de Contagem em um modelo global de eficiência e sustentabilidade. As melhorias implementadas demonstram como as tecnologias da ABB podem ajudar indústrias em todo o mundo a eletrificar e descarbonizar suas operações”, diz o plant manager da ABB Eletrificação Contagem, William Alves.
Read too ABB investe na startup de gerenciamento de energia com IA generativa Edgecom
The post ABB Eletrificação celebra 50 anos da fábrica em Contagem com ampliação de produção e investimento em eficiência energética appeared first on Electric World Magazine.